Fuja dos alimentos ultraprocessados






Fuja dos alimentos ultraprocessados

meupratinho_miojo

Fuja dos alimentos ultraprocessados, pois eles são extremamente prejudiciais à saúde, especialmente a dos pequenos.

Você sabe o que são alimentos ultraprocessados? São aqueles produtos que passam por MUITOS processos durante a sua fabricação, em que são acrescidas diversas substâncias chamadas de aditivos químicos, que têm a função de realçar o sabor do produto, conservar, melhorar a textura e aparência etc. Todas essas substâncias químicas podem desencadear reações alérgicas em pessoas sensíveis.
Podemos citar como exemplo de alimentos ultraprocessados: bolacha recheada, refrigerantes, hambúrguer congelado, sorvete, sopas prontas, embutidos (salame, mortadela etc.), pratos congelados, entre outros.
Para se ter uma ideia, confira a lista de ingredientes de um simples hambúrguer congelado: carne bovina, água, gordura bovina, proteína texturizada de soja, gordura vegetal hidrogenada, maltodextrina, sal, condimentos naturais, pimenta, proteína vegetal hidrolisada, regulador de acidez lactato de sódio (INS 325), estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), realçador de sabor glutamato monossódico INS 621, antioxidante eritorbato de sódio (INS 316), corante vermelho de beterraba (INS 162) e aromas naturais.
É possível observar o acréscimo de diversos aditivos químicos e ainda a adição de gordura! São os ingredientes destacados em negrito.
Esses alimentos são perigosos porque, além desses aditivos, eles contêm teores elevadíssimos de calorias, gorduras (principalmente as ruins) e sódio, com baixo valor de vitaminas e minerais. Fica claro então que consumir este tipo de alimento contribui para o aumento do peso e para o desenvolvimento de diversas doenças. Para ser ter uma ideia, a Universidade de São Paulo (USP) está realizando pesquisas para associar o consumo desses alimentos com a atual epidemia da obesidade.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) estima que o número de crianças obesas no Brasil cresceu 240% em 20 anos! Uma em cada três crianças está acima do peso. E o problema só vem crescendo.
Sendo assim, é possível perceber a importância de oferecer uma dieta livre desses produtos! Prefira as receitas caseiras e ofereça mais frutas, legumes, verduras e água para os pequenos. Alimentação saudável para uma infância saudável!
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parlendas O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos

COMO É SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ...

WALTHON DE ANDRADE GOULART

Brincadeiras do Folclore. Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

Jerry Lewis - Filme : Bancando a ama seca ( dublado completo )