Macacos e falcões garantem segurança de desfile militar na China







O exército chinês recorreu a macacos e falcões para garantir que nenhum pássaro coloque em risco seus aviões durante o desfile militar de quinta-feira para lembrar a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial.
Duzentos aviões sobrevoarão no dia 3 de setembro as ruas de Pequim durante as cerimônias pelo 70º aniversário da capitulação de Tóquio, um acontecimento que o regime quer aproveitar para exibir seu poderio militar.
Mas uma das bases aéreas a partir da qual decolarão os aviões se encontra no corredor de migração de várias espécies de aves, explicou um oficial, Wang Mingzhi, ao site Sina.com. E o desfile será realizado durante a temporada na qual os passarinhos deixam o ninho e alçam voo.
Isso pode representar um risco para os aviões e seus pilotos, disse Wang, e as autoridades chinesas decidiram recorrer a macacos e falcões para evitar este perigo.
Os macacos conseguiram dominar as técnicas para destruir os ninhos das aves, após um treinamento de um mês, disse Wang.
"Não há nenhum problema em agir desta maneira", acrescentou. "Os macacos retiram os galhos dos ninhos antes de derrubá-los e levam apenas um minuto por ninho".
Os disparos e os canhões de água, que eram utilizados antes, não eram tão eficazes ou econômicos quanto os macacos, segundo Wang. Os primatas recebem rações de milho como recompensa por seu trabalho.
O exército também utiliza falcões adestrados, segundo fotos divulgadas pelos meios de comunicação oficiais chineses.
Três ou quatro destes falcões voam todos os dias para assustar os outros pássaros, declarou um militar, citado pelo jornal Xin Jingbao.
Mais de 12.000 soldados marcharão na quinta-feira pela praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parlendas O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos

COMO É SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ...

Brincadeiras do Folclore. Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

Jerry Lewis - Filme : Bancando a ama seca ( dublado completo )

WALTHON DE ANDRADE GOULART