EUA continuam pressionando Afeganistão pela manutenção de tropas




Os Estados Unidos continuam pressionando o Afeganistão para que o país assine o chamado Acordo Bilateral de Segurança (BSA, na sigla em inglês), que preveria a permanência de tropas estadunidenses em território afegão após a retirada da intervenção internacional, neste ano. Na segunda-feira, a Casa Branca exigiu a Cabul que firme o documento “nas próximas semanas”, ou retirará todas as tropas do país.
- A nossa postura continua sendo a mesma. Se não podemos concluir o Acordo Bilateral de Segurança com rapidez, seremos obrigados a inciar um plano no qual não haverá presença estadunidense ou da Otan (Organização para o Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão, depois de 2014 – avisou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
Segundo ele, a postergação da assinatura deixa cada vez mais provável este cenário. “Queremos que o acordo seja firmado em questão de semanas, e o tempo está passando”, agregou Carney.
A retirada completa das tropas estadunidenses é uma exigência de grande parte da população afegã e a recomendação de diversos analistas políticos, que vêm a ocupação militar do país como o principal entrave para o desenvolvimento independente e soberano, com a pobreza disseminada e a insegurança ainda como as principais realidades no país.
Entretanto, estão entre as linhas do comunicado as ameaças econômicas e a retirada de qualquer tipo de apoio menos evidente ao governo do presidente Hamid Karzai, que pretende adiar a assinatura do acordo para depois das eleições previstas para abril deste ano.
Problemas internos relativos à recusa de Karzai em assinar o documento são o uso disseminado de aviões não tripulados (drones) em ataques que têm matado centenas de civis, apesar da exigência afegã para o abandono deste método, e a imunidade demandada pelos EUA aos seus soldados, embora muitos sejam alvos de denúncias de abusos e violações contra a população afegã.

 Os comentários às matérias e artigos aqui publicados não são de responsabilidade do Correio do Brasil nem refletem a opinião do jornal.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parlendas O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos

COMO É SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ...

Brincadeiras do Folclore. Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

Jerry Lewis - Filme : Bancando a ama seca ( dublado completo )

WALTHON DE ANDRADE GOULART