Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 15, 2013

Cientistas descobrem gene que pode prevenir o envelhecimento

Imagem
O pequeno pólipo de água doce não mostra quaisquer sinais de envelhecimento, parece ser imortal e pode ajudar em tratamentos contra o envelhecimento em humanos

O animal estudado não mostra quaisquer sinais de envelhecimento e parece ser imortal Foto: Universidade de Kiel / Divulgação
O pequeno pólipo de água doce, conhecido como hidra, é uma criatura notável. Ele não mostra quaisquer sinais de envelhecimento e parece ser imortal. Pesquisadores da Universidade de Kiel, na Alemanha, examinaram esse fenômeno e descobriram uma ligação importante para o processo de envelhecimento em seres humanos que pode levar ao desenvolvimento de terapias de rejuvenescimento avançados.

O "animalzinho" consegue a proeza da aparente imortalidade, pois se reproduz através de brotação, em vez de acasalamento. Ou seja, cada pólipo contém células-tronco capazes de proliferação contínua e interminável. Com essa fonte infinita de células-tronco de regeneração, ele nunca morre.

Os geneticistas…

Essa água-viva é o único animal imortal do planeta - Vicente Carvalho por Vicente Carvalho

Imagem
Normalmente quando uma criatura tem um nome sugestivo de ‘imortal’, é sempre algo interpretado de forma não-literal. Mas não é bem assim no caso das regras biológicas dessa água-viva. Essa água viva, chamada Turritopsis nutriculasimplesmente não consegue morrer de causas naturais. Sua capacidade de regeneração é tão alta que ela só pode morrer se for completamente destroçada. Como a maioria das águas-vivas, ela passa por dois estágios: a fase de pólipo, ou fase imatura, e a fase medusa, na qual pode se reproduzir de forma assexuada. A água-viva imortal foi descoberta por acaso pelo estudante alemão de biologia marinha Christian Sommer em 1988, enquanto ele passava suas férias de verão na Riviera Italiana. Sommer, que coletava espécies de hidrozoários para um estudo, acabou capturando a pequena criatura misteriosa, ficando espantado com o que observou no laboratório. Após examiná-la durante alguns dias, Sommer percebeu que a água-viva simplesmente se recusava a morrer, reg…