Postagens

Mostrando postagens de Setembro 8, 2013

Decisão sobre a AP 470 divide o STF e fica para semana que vem

Imagem
Aquela que seria a última sessão do julgamento da Ação Penal 470, conhecido como ‘mensalão’, foi interrompida e o Supremo Tribunal Federal (STF) voltará a se reunir, na semana que vem, para ouvir o voto decisivo do ministro Celso de Mello. Caberá a ele manter ou derrubar o relatório do presidente da Corte Suprema, Joaquim Barbosa, que prevê o encerramento imediato do processo e a prisão dos réus condenados, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o deputado José Genoino (PT-SP). O empate em 5 votos favoráveis e 5 contrários mostra a clara divisão do Plenário.
Votaram a favor dos embargos infringentes os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Rosa Weber, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Foram contra Joaquim Barbosa, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. O único voto que falta é o de Celso de Mello.
Os votos de Gilmar Mendes, bastante exaltado, e de Marco Aurélio Mello foram os mais longos do dia, durando cerca de uma hora cada. Foram os voto…

Desemprego bate novo recorde na Grécia e sinaliza para crise mais profunda

Imagem
A taxa de desemprego na Grécia atingiu um recorde de 27,9% em junho, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira, com o mercado de trabalho continuando a encolher em meio à profunda recessão decorrente das políticas de austeridade ligadas ao resgate do país. A taxa de desemprego subiu de 27,6% em maio, e foi mais do que o dobro da taxa média da zona do euro de 12,1% em julho. A leitura mais recente foi a mais alta desde que o serviço de estatísticas grego Elstat começou a publicar dados mensais de desemprego, em 2006. Esse dado, no entanto, tende a ficar defasado em relação a outros indicadores de crescimento, que o economista do Eurobank Platon Monokroussos disse estarem pintando um quadro um pouco menos sombrio. – Os dados recentes para a variação anual do emprego e novas contratações do setor privado sugerem que a taxa de desemprego pode estar se aproximando de um pico cíclico – disse ele. O governo também tem sugerido que há sinais preliminares de que a Grécia já atingi…

China irá reduzir uso de carvão

Imagem
A China apresentou nesta quinta-feira abrangentes novas medidas para reduzir a poluição atmosférica

A China apresentou nesta quinta-feira abrangentes novas medidas para reduzir a poluição atmosférica, o que inclui reduzir o consumo de carvão e fechar fábricas, usinas e fundições poluentes. Especialistas disseram, porém, que o cumprimento das metas ambiciosas será um grande desafio.
A China está sob intensa pressão para combater a poluição desde janeiro, quando uma espessa camada de fuligem encobriu grande parte do industrializado norte do país, incluindo Pequim.
O governo também tenta enfrentar uma possível fonte de insatisfação popular, já que a população urbana, cada vez mais rica, se volta contra um modelo econômico que prevê o crescimento a qualquer custo, mas degrada o ar, a água e o solo.
A China publicou o plano no site do governo (www.gov.cn), prometendo também aumentar o uso da energia nuclear e do gás natural. Ambientalistas saudaram o plano, mas foram céticos sobre s…

Diplomata que retirou político boliviano da embaixada volta a trabalhar

Imagem
O diplomata está afastado das atividades desde o final de agosto

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, autorizou o retorno ao trabalho do ex-encarregado de Negócios do Brasil na Bolívia, o diplomata Eduardo Saboia, responsável pela retirada do senador boliviano Roger Pinto Molina de La Paz, capital da Bolívia. O diplomata está afastado das atividades desde o final de agosto, quando Pinto Molina chegou ao Brasil. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela assessoria de imprensa do Itamaraty.
De acordo com a assessoria, Saboia será chamado para se apresentar ao ministério até 30 de setembro e voltará ao trabalho no dia 1º de outubro. O pedido para que o diplomata retornasse às atividades foi encaminhado hoje pelos advogados dele. “O pleito de retornar às atividades demonstra o seu compromisso com a nação, pois ele está recebendo um salário e sem trabalhar”, disse o advogado Ophir Cavalcante Junior, que defende Saboia.
O advogado acrescentou que não há nada, so…

Governo Obama diz que “vai trabalhar” com o Brasil nos casos de espionagem

Imagem
O ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado substituiu o então chanceler Antonio Patriota


A Casa Branca afirmou nesta quarta-feira que vai trabalhar com o Brasil para lidar com as preocupações causadas pelo vazamento de informações de que os Estados Unidos espionaram a presidente Dilma Rousseff e invadiram as redes de computadores da Petrobras. Susan Rice, conselheira de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniu com o chanceler brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo, para discutir os questionamentos do Brasil sobre os documentos vazados pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) Edward Snowden.
“Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar com o Brasil para responder a estas preocupações, enquanto continuamos a trabalhar juntos em uma agenda comum de iniciativas bilaterais, regionais e globais”, disse uma porta-voz da Casa Branca em comunicado.
Segundo a porta-voz, Rice expressou a Figueiredo que os EUA entendem q…

Preocupação com Irã pode levar EUA a intervir na Síria

Imagem
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, passou dois anos se esforçando para não se envolver num conflito que ele temia que pudesse facilmente se tornar um problema complicado, que tinha pouco apelo popular no país e que as próprias autoridades do Pentágono diziam ser uma aposta perdida. Agora, ele está à beira de uma ação militar na Síria.
As razões pelas quais a situação chegou a esse ponto são muitas e variadas, mas a mais complexa pode ser resumida numa única palavra: Irã.
Como a força por trás do regime sírio, o Irã é o país que ganhará mais influência se o regime do presidente Bashar al-Assad prevalecer na guerra civil da Síria.



Getty Images
O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, durante um discurso ontem sobre o uso de armas químicas pela Síria. Uma preocupação mais imediata é que o Irã tem também um perigoso programa nuclear, que faz o país ser o mais propenso a tirar conclusões erradas se o alegado uso pela Síria, na semana passada, de suas próprias armas de …

Cúpula termina com G20 dividido sobre ataque à Síria

Imagem
Obama faz ofensiva em São Petersburgo em busca de apoio a uma intervenção militar, mas esbarra na resistência da maioria dos presentes, sobretudo dos chineses e do anfitrião Putin, que se diz disposto a ajudar Damasco. Apesar dos dois dias de ofensiva diplomática do presidente Barack Obama, a reunião de cúpula do G20 terminou nesta sexta-feira (06/09) como começou: com uma profunda divisão entre os países sobre o plano americano de bombardear a Síria em retaliação ao suposto uso de armas químicas pelo ditador Bashar al-Assad.
Segundo a Casa Branca, a intervenção militar teria sido apoiada por dez países além dos EUA, entre eles Reino e França. Os demais, incluindo Alemanha, Brasil e, sobretudo, Rússia e China, manifestaram-se contra a ação. A resistência dentro do G20 coloca em situação difícil Obama, que ainda tem de convencer o Congresso americano a dar o aval a seu plano.
"O Conselho de Segurança da ONU está praticamente paralisado para uma decisão sobre a quest…

EUA planejam ataque de três dias contra a Síria, segundo jornal

Imagem
Segundo a edição de hoje do Los Angeles Times, o Pentágono prepara ataques aéreos mais longos e intensos do que o inicialmente previsto contra alvos do regime na Síria, "durante três dias consecutivos". O secretário de Estado americano, John Kerry (na foto à esquerda), reuniu-se hoje em Paris com colegas da Liga Árabe para angariar apoio à intervenção militar.
Os estrategistas estariam planejando uma chuva de mísseis desde o início da ofensiva, para provocar impacto imediato no regime. Outros bombardeios ocorreriam na sequência, para destruir os alvos perdidos na primeira etapa, diz o Los Angeles Times.
O tablóide alemão Bild, por sua vez, afirma neste domingo que os ataques químicos na Síria podem ter acontecido sem autorização do presidente Bashar al-Assad, de acordo com informações do serviço secreto alemão. Segundo mensagens interceptadas por espiões alemães, oficiais do alto escalão sírio teriam pedido várias vezes a Assad para usar o arsen…

Uma solução para a Síria

Imagem
Caros amigos,



Há poucas semanas, as crianças nesta foto foram assassinadas com gás enquanto dormiam. Existe uma maneira pacífica de por um fim a estes massacres: o Irã e os EUA precisam sentar-se à mesa de negociações e reunir os dois lados do conflito para chegar a um cessar-fogo. Pela primeira vez, dois presidentes estão mostrando que um diálogo é possível. Vamos dizer a eles que o mundo deseja o começo das negociações que podem salvar vidas já! Assine:

Há poucas semanas, as crianças nesta foto foram assassinadas com gás enquanto dormiam, mas parece que o mundo as esqueceu e se perdeu em um debate entre um ataque aéreo dos EUA na Síria ou fazer nada. Agora há um lampejo de esperança de um fim pacífico para estes massacres.

A guerra sangrenta na Síria tem sido fortalecida pela rivalidade entre o Irã, o principal apoiador de Assad, e os EUA e seus aliados. Mas esse abominável ataque com armas químicas mudou o discurso deles: o novo presidente do Irã condenou o uso de …

Doze anos após ataques de 11 de Setembro, mais de 1.000 socorristas são diagnosticados com câncer Vítimas trabalharam, viveram ou estudaram na área próxima ao World Trade Center

Imagem
Nos últimos anos, o câncer se tornou uma realidade para mais de 1.000 homens e mulheres que sacrificaram a própria saúde durante os trabalhos que sucederam os atentados de 11 de setembro de 2001 — e esse número deve crescer.

Tina Engel, uma enfermeira oncologista de um hospital no Queens, em Nova York, trabalha no local há apenas dois meses e já identificou 12 novos casos de câncer, além de 25 pacientes que aguardam o resultado de seus diagnósticos.

Amadeo Pulley, um policial de 47 anos, foi diagnosticado com câncer de rim em maio.

— Dá um nó na garganta quando você primeiramente precisa contar para sua mulher. Mas eu disse para minha família e meus dois filhos que ficarei bem. Nós vamos superar isso.

De acordo com o jornal New York Daily News, 12 anos após os ataques terroristas que deixaram quase 3.000 mortos, um estudo do Mount Sinai Medical Center encontrou uma taxa de câncer 15% maior entre os socorristas da tragédia do que entre as pessoas não expostas às toxina…

Obama se compromete a explicar espionagem ao governo brasileiro até quarta-feira, diz Dilma

Imagem
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a explicar a espionagem ao governo brasileiro até a próxima quarta-feira (11), afirmou Dilma Rousseff nesta sexta-feira (6).

Dilma concedeu entrevista coletiva em São Petersburgo, na Rússia, durante a oitava reunião do G20. Ela e o mandatário norte-americano se encontraram durante a cúpula internacional.

Na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, deverá se encontrar com a conselheira de Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Suzan Rice, para tratar do assunto.

A espionagem, descoberta no último domingo (1º), ameaça a viagem de Dilma para Washington, programada para o dia 23 de outubro, com honrarias de chefe de estado.

Segundo postagem no Twitter do Blog do Planato, Dilma disse, durante a coletiva desta manhã, que a visita depende das condições políticas a serem criadas por Obama.

Na última quinta-feira (5), a presidente cancelou a ida da comitiva que iria preparar a visit…

Nova embaixadora dos EUA chega ao Brasil na próxima semana Brasil Econômico - As informações são da Agência Brasil 11/09/13 10:34

Imagem
Liliana Ayalde substitui o embaixador Thomas Shannon, que ficou no posto três anos e meio e deixou Brasília na sexta-feira (6/9).
A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, desembarcará na capital federal no começo da próxima semana. A diplomata assume o posto no momento de tensão entre o Brasil e os Estados Unidos em decorrência das denúncias de espionagem, por agências norte-americanas, à presidenta da República, às autoridades, aos cidadãos e, mais recentemente, à Petrobras.
Os assessores examinam a possibilidade da embaixadora Liliana Ayalde fazer uma declaração à imprensa - sem perguntas dos jornalistas - no dia em que ela desembarcar em Brasília. A previsão é que ela chegue até o dia 18. A embaixada mantém sob sigilo a data exata.
Liliana Ayalde substitui o embaixador Thomas Shannon, que ficou no posto três anos e meio e deixou Brasília na sexta-feira (6/9). A substituição estava prevista há três meses. Diplomata de carreira, Liliana Ayalde s…

Amazónia perdeu um terço da floresta

Imagem
Selva amazónica sofreu a maior desflorestação de sempre no último ano.

A Amazónia já perdeu mais de 2 mil quilómetros quadrados de floresta entre agosto de 2012 e julho de 2013. A maior causa da desflorestação deve-se ao crescimento agrícola da região de Mato Grosso. Segundo fontes do Instituto Nacional de Investigação Espacial brasileiro, a floresta da Amazónia perdeu 2.765,62 quilómetros quadrados de selva em apenas onze meses. Esta desflorestação resume-se a 34,84% da floresta, e é a maior desflorestação que a Amazónia sofreu até hoje. O instituto afirma também que os resultados ainda estão incompletos porque o estudo ainda depende da densidade das nuvens e porque o satélite só deteta as áreas desarborizadas de grande dimensão, ou seja com mais de 25 quilómetros quadrados. Estes dados contrariam os valores que o governo brasileiro se comprometeu a cumprir em 1990 quando se voluntariou a reduzir a desflorestação até 2020. A principal causa da desflorestação é proveniente d…

Em meio à guerra civil na Síria, cristãos são perseguidos por muçulmanos, que classificam a Bíblia como “mais perigosa que armas químicas”; Assista

Imagem
A guerra civil na Síria protagonizada por opositores ao presidente Bashar Al Assad e seus defensores tem sido noticiada pela imprensa mundial desde o início, e mais recentemente pelo iminente ataque dos Estados Unidos ao país, após a descoberta do uso de armas químicas por parte do governo contra a população.
Porém, a guerra como um todo esconde a perseguição aos cristãos do país feita pelos muçulmanos que se dividem entre pró e contra o governo.
Um vídeo publicado recentemente por um grupo islâmico mostra uma grande quantidade de Bíblias apreendidas pelos ativistas. O narrador do vídeo classifica o material como “mais perigoso que armas químicas”, e diz que a evangelização feita no país é uma espécie de manipulação, pois a estratégia dos cristãos é baseada em ajudas sociais: “Eles exploram as necessidades dos cidadãos sírios, a fim de difundir o pensamento cristão”, diz o homem.
Uma legenda do material pede que a nação islâmica acorde para se prevenir à evangelização que vem…

Criança de 8 anos é forçada a se casar com homem de 40 e morre com hemorragia na noite de núpcias

Imagem
Prática é comum na região do Iêmen – Ativistas pedem a prisão do noivo.
Uma criança de oito anos de idade morreu com hemorragia interna durante sua noite de núpcias depois de ser forçada a se casar com um homem de 40 anos. A garota, identificada apenas como Rawan, morreu na região tribal de Hardh, no noroeste do Iêmen (fronteira com a Arábia Saudita).
Ativistas estão acusando o noivo, pedindo para que a Justiça tome providências sobre o caso. Eles acreditam que a prisão ajudaria a acabar com esta prática que possibilita meninas muito novas se casarem com homens mais velhos na região.
A prática de casamento entre crianças e homens adultos é muito difundida no Iêmen e tem atraído a atenção de grupos de direitos humanos internacionais que buscam pressionar o governo para proibir este tipo de casamento.
Como a região é muito pobre, as famílias acabam cedendo a “noiva” em troca de milhares de dólares. Mais de 25% das mulheres da região se casam antes dos 15 anos, segundo relatór…