Postagens

Mostrando postagens de Novembro 4, 2012

Angeíte granulomatosa e alérgica

Imagem
Sinonimo: Doença de Churg-Strauss A doença de Churg-Strauss (C-S) é uma vasculite sistêmica semelhante à poliarterite nodosa clássica, dela se diferenciando por: 
Importante envolvimento pulmonar com formação de granulomas com infiltração de eosinófilos no leito vascular e extra-vascular (também nos sítios de vasculite extra-pulmonar)Aumento de eosinófilos no hemogramaSinusite crônicaAsma graveAsma e sinusite antecedem o quadro de vasculite por meses ou anos. A asma não costuma responder a tratamento convencional, sendo necessário uso de corticóide. O quadro pulmonar apresenta-se com escarro com sangue e dor pleural, sendo freqüente infecção bacteriana secundária. O controle de sinusite e/ou infecção pulmonar associada é muito importante para a estabilização da doença. Ambas são empecilho para o uso adequado de imunossupressão. O tratamento pode ser iniciado somente com corticóide. Em casos resistentes, a associação prednisona/ciclofosfamida, nos moldes preconizados para poliarterite nodo…

Reumatologia Pediátrica

Imagem
(Doenças Reumáticas na Infância) A maioria das pessoas pensa que as doenças reumáticas são exclusividade da população adulta. De fato, muitas das condições ditas "reumáticas" são associadas a doenças degenerativas, como o desgaste de cartilagens, o enfraquecimento muscular e a perda de massa óssea. No entanto, existe um número grande de reumatismos que também pode afetar a população infantil. Essas doenças geram nas crianças sintomas semelhantes aos que afetam os adultos, como dor e rigidez nas articulações e, o que é pior, algumas doenças reumáticas podem gerar dano e limitação permanentes comprometendo o futuro do pequeno paciente. A disciplina clínica que inclui o estudo das desordens inflamatórias e não inflamatórias na criança é a Reumatologia Pediátrica. As raízes desta especialidade estão na reumatologia do adulto, mas como a experiência com estas doenças na infância foi se acumulando e mostrou várias particularidades, ficou evidente que o assunto requeria uma abordagem…

LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO.

Imagem
O que é? Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória de causa desconhecida. Para que se desencadeie a doença, agentes externos desconhecidos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune de um indivíduo que está com vários genes erradamente induzindo produção inadequada de anticorpos. Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (auto-anticorpos) provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas. É uma doença razoavelmente comum no consultório dos reumatologistas. Melhor conhecimento médico e avanço em métodos diagnósticos devem ser os motivos pelos quais o LES tem sido diagnosticado com mais freqüência e seu prognóstico é muito melhor do que há 15 anos atrás. Atinge principalmente mulheres (9:1) em idade reprodutiva, iniciando-se mais comumente entre 20 e 40 anos. Pode ser bastante benigno até extremamente grave e fatal. O que se sente? As manifestações clínicas são muito variáveis ent…