Síndrome do Túnel do Carpo






















Esta é uma doença geralmente associada ás mulheres, muito embora alguns homens também possam apresentar alguns sintomas.


Trata-se de uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão, originando sintomas característicos que causam incómodo, dor e formigueiro.


Esta é uma doença muito comum em mulheres com idades compreendidas entre os 35 e os 60 anos , muito embora, muito pontualmente, possam ocorrer cenários noutras idades.


Sintomas:


De um modo geral, os sintomas caracterizam-se por dormência e formigueiro nas mãos, principalmente nas extremidades dos dedos indicador, médio e anular; sendo que, em quase 2/3 dos casos é bilateral ou seja, afecta ambas as mãos.


É comum que esses sintomas ocorram durante a noite fazendo com que as suas portadoras tenham que se levantar, movimentar as mãos ou mesmo colocá-las em imersão de água quente.


Em algumas situações pode surgir dor em todo o membro superior (mão, antebraço e braço), sendo também frequentes as sensações de choques em determinadas posições da mão como segurar um objecto com força, segurar o volante do carro ou descascar frutas e legumes.


Com muita frequência as pessoas imaginam que têm um "derrame" ou "problemas de circulação" procurando assistência médica especializada nessa área, contudo, o clínico geral pode dar as primeiras orientações, sendo que, em casos mais graves, o problema deverá ser avaliado por um médico ortopedista.


Esses sintomas de dormência e formigueiro podem melhorar e piorar ao longo de meses ou até anos, fazendo com que o diagnóstico preciso e correcto seja adiado até que se possa consolidar os vários sintomas.


Causas:


De um modo geral, esta patologia que se caracteriza pela compressão do nervo na região do punho, sensação de "nervo preso" deve-se a um estreitamento no seu canal de passagem por inflamação crónica não sendo específicados tendões que também passam por esse canal. Em outros casos com menor frequência podem existir doenças associadas que acabam por comprimir o nervo.


No caso particular da gravidez, muitas mulheres podem ter sintomas da doença provocados pelos edemas ou inchaços nas mãos. Este cenário pode ser ultrapassado após o parto ou regressar alguns meses ou anos depois.


Também existem profissões que podem facilitar o aparecimento da doença como sendo as que exigem trabalho repetitivo, entre outras os teclados de computador ou máquinas de escrever e as tarefas que exijam esforço manual de um modo geral.
Diagnóstico:


É comum que o diagnóstico da síndrome do túnel do carpo seja baseado nos sintomas característicos e na prova da compressão do nervo por um exame designado por eletroneuromiografia. Esse exame visa verificar se os nervos do antebraço, punho e dedos são estimulados por choques de pequena intensidade sendo o resultado medido no monitor do aparelho.


Tratamento:


Relativamente ao tratamento, é preciso saber que, para os casos de compressão leve (critério baseado no exame eletroneuromiográfico) pode ser feita uma imobilização do punho com "splints" que são pequenas talas de material duro porém flexível que são colocados desde a mão até ao antebraço e fixados com velcro, podendo ser facilmente retirados e colocados.


Os medicamentos ou infiltrações no local podem ser utilizados, porém são sempre paliativos ou seja não resolvem o problema definitivamente.


Nos casos em que o tratamento por imobilização falha ou naqueles nos quais o exame eletroneuromiográfico revela uma compressão mais grave do nervo devem ser submetidos à cirurgia sendo que o objectivo é abrir o canal por onde o nervo passa, resolvendo o problema definitivamente na maioria dos casos.


Refira-se que, quando o nervo fica comprimido durante muito tempo pode haver uma atrofia definitiva com pouca recuperação mesmo após a cirurgia.


Nota: Entenda este artigo como meramente informativo e um ponto de partida para consultar um médico especialista em caso de presença de sintomas.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parlendas O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos

COMO É SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ...

Brincadeiras do Folclore. Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

Jerry Lewis - Filme : Bancando a ama seca ( dublado completo )

WALTHON DE ANDRADE GOULART