Postagens

Mostrando postagens de Julho 24, 2011

DIA DO MEIO AMBIENTE.

Imagem
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinçã…

DIA DA NATUREZA

Imagem
Podemos considerar natureza tudo aquilo que constitui o planeta, mas que não foi criado pelo homem, como terra, água, ar, plantas, animais, etc.

O dia da natureza é 04 de outubro, e a data é uma oportunidade de se refletir sobre as formas de conservação e sustentabilidade que esta tem necessitado, em razão das destruições causadas pelo homem.

Com os avanços tecnológicos, o homem passou a destruir a natureza para construir coisas em seu benefício. O surgimento das cidades, o aumento da população do mundo, a invenção das máquinas, dentre outros recursos, surgiram para facilitar a vida do homem, mas tem contribuído significantemente para a destruição da natureza.

Além disso, a caça predatória de espécies animais tem deixado muitas delas em extinção, prejudicando o equilíbrio natural de suas cadeias alimentares.

O acúmulo de lixos, distribuídos por todos os lados, também tem contribuído com a poluição ambiental, onde os mesmos são arrastados até rios e mares, poluindo também nossas águas.

Outr…