Etiqueta e boas maneiras















Hoje em dia, falar de regras de etiqueta suscita as mais diversas reacções. Se, por um lado, existem ainda muitos membros da "velha guarda" que defendem a existência de códigos de etiqueta rigorosos que não deixam dúvidas quanto à posição a assumir perante a sociedade, por outro lado existe uma esmagadora maioria que acha que essas coisas "já não se usam".





Mesmo sem dar por isso, a forma como nos comportamos diariamente e em diferentes circunstâncias - incluindo aqueles que acham que a etiqueta já não se usa - não é mais do que a prática de diversas regras deste código, que utilizamos espontaneamente e sem nos apercebermos que o estamos a fazer.





Contudo, é a insegurança que as pessoas sentem em relação a esta matéria que por vezes levanta a questão do "fora de moda".





Algumas dicas, a título de curiosidade, para que veja que, afinal, não custa nada manter a educação na moda.





- Quando for a um casamento, não se vista de preto (é demasiado triste e demasiado associado aos funerais), nem de branco - esta cor deve ser exclusiva da noiva nesse dia.





- Num baptizado, não ofereça brinquedos ao bebé. É mais elegante oferecer pequenas jóias em prata.





- Numa refeição formal, pode encontrar no seu lugar 5 colheres, 4 facas e 3 garfos.





- Se quiser recusar um vinho ou outra bebida, não o faça tapando o copo com a mão. Para além de ser falta de educação, arrisca-se a que o líquido seja entornado sobre a sua mão.






- Se for visitar alguém que esteja hospedado num hotel, não deve subir ao quarto mas sim dirigir-se à recepção e pedir que chamem a pessoa em questão.





- Quando quiser visitar um bebé recém-nascido, a menos que seja um parente muito próximo, deve esperar que a mãe e o bebé estejam em casa, e telefonar antes de forma a que a visita não seja num horário inconveniente.





- Quando for prestar as condolências aos familiares de uma pessoa falecida, faça-o de forma breve e discreta, e nunca faça perguntas acerca da doença ou acidente que causou a morte.





in Mulher Portuguesa
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parlendas O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos

COMO É SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ...

Brincadeiras do Folclore. Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

Jerry Lewis - Filme : Bancando a ama seca ( dublado completo )

WALTHON DE ANDRADE GOULART