BACALHAU - QUAL O PEIXE MAIS USADO?

Tradicional nas mesas brasileiras e portuguesas, o bacalhau também é presença quase que obrigatória nos menus da Semana Santa, período em que a Igreja Católica recomenda a abstinência de carne.


Pescado entre os meses de março a outubro nos mares da Noruega, na verdade, a denominação bacalhau abrange quatro tipos de peixe.


O Cod é o mais apreciado entre eles. Também conhecido no Brasil como Bacalhau do Porto, esse peixe é considerado o legítimo bacalhau. Normalmente, é o maior, o mais largo e com postas mais altas. Quando cozido, a carne desfaz-se em lascas claras e tenras. Também é o mais caro.


O Saithe, outro peixe que pode ser transformado em bacalhau, tem uma cor mais escura e sabor mais forte. Desfia com facilidade, sendo muito utilizado para bolinhos, saladas e ensopados de bacalhau. É mais barato que o Cod.


O Ling tem a carne clara como a do Bacalhau do Porto. Muito apreciado no Brasil é mais estreito que os demais, e, portanto menos aproveitável. Já o Zarbo é o mais barato e o mais popular dos bacalhaus.


A necessidade de encontrar alimentos que suportassem as longas viagens marítimas de antigamente fez os portugueses desenvolverem técnicas eficientes para processar o peixe mais precioso do Atlântico Norte. Porto é a cidade portuguesa pioneira no processamento e exportação do bacalhau, por isso a denominação Bacalhau do Porto.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Parlendas O que são parlendas, exemplos de parlendas populares, folclore, brincadeiras infantis, versos

COMO É SER AVÓ PELA PRIMEIRA VEZ...

Brincadeiras do Folclore. Principais brincadeiras do folclore brasileiro, jogos folclóricos, brinquedos do folclore

Jerry Lewis - Filme : Bancando a ama seca ( dublado completo )

Papo, papeira.